29/03/2012

O que são alimentos transgênicos? Quais seus riscos? Como identificá-los?

Antes de tudo... Você sabe como identificar um alimento transgênico ou que utilize um alimento transgênico na composição?

Se não, vá até a sua dispensa e verifique a existência do símbolo "T" no rótulo dos alimentos, como nas figuras abaixo:


E o que esses tais alimentos transgênicos?

São alimentos modificados geneticamente com a alteração do código gentético, isto é, é inserido no organismo genes provenientes de outro. 




Como funciona e quais os riscos para a agricultura?


As espécies transgênicas são protegidas por patentes, o que significa que o agricultor que decidir utilizá-las (se autorizadas no Brasil), terá de pegar uma taxa para a empresa detentora da tecnologia. A consequência mais imediata será o aumento da dependência do agricultor das empresas transnacionais do setor. Isto porque, por regra geral, o agricultor não pode utilizar as sementes do plantio anterior, assim terá que comprar as sementes transgênicas a cada safra. Além disso, é muito difícil o agricultor "se livrar" totalmente das plantas transgênicas, o que pode ocorrer com qualquer plantação, já que, caso ele não queira mais plantá-las, a chance de ainda nascer uma planta transgênica na plantação convencional existe.

Curiosidade: 
Existe o risco da contaminação. A contaminação pode ocorrer por meio de insentos ou até mesmo por meio do vento. É o caso do milho, assim se não existir um espaçamento adequado entre as lavouras transgênicas e convencionais a contaminação pode ocorrer, pegando de surpresa o agricultor no momento da venda. Ocorre com freqüência a perda de contrato desses agricultores, já que o comprador estava interessado em um produto não transgênico.

E quais são os riscos para a saúde?

São vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias, aumento da resistência aos antibióticos, aumento das substâncias tóxicas e maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.

Para mais informações acesse o site: Alimentos transgênicos

4 comentários

  1. quero saber o que é preciso fazer para que uma maça se transforme em uma laranja

    ResponderExcluir
  2. adicionar genes de uma laranja em uma maca

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados