29/03/2012

O que são alimentos transgênicos? Quais seus riscos? Como identificá-los?

Antes de tudo... Você sabe como identificar um alimento transgênico ou que utilize um alimento transgênico na composição?

Se não, vá até a sua dispensa e verifique a existência do símbolo "T" no rótulo dos alimentos, como nas figuras abaixo:


E o que esses tais alimentos transgênicos?

São alimentos modificados geneticamente com a alteração do código gentético, isto é, é inserido no organismo genes provenientes de outro. 




Como funciona e quais os riscos para a agricultura?


As espécies transgênicas são protegidas por patentes, o que significa que o agricultor que decidir utilizá-las (se autorizadas no Brasil), terá de pegar uma taxa para a empresa detentora da tecnologia. A consequência mais imediata será o aumento da dependência do agricultor das empresas transnacionais do setor. Isto porque, por regra geral, o agricultor não pode utilizar as sementes do plantio anterior, assim terá que comprar as sementes transgênicas a cada safra. Além disso, é muito difícil o agricultor "se livrar" totalmente das plantas transgênicas, o que pode ocorrer com qualquer plantação, já que, caso ele não queira mais plantá-las, a chance de ainda nascer uma planta transgênica na plantação convencional existe.

Curiosidade: 
Existe o risco da contaminação. A contaminação pode ocorrer por meio de insentos ou até mesmo por meio do vento. É o caso do milho, assim se não existir um espaçamento adequado entre as lavouras transgênicas e convencionais a contaminação pode ocorrer, pegando de surpresa o agricultor no momento da venda. Ocorre com freqüência a perda de contrato desses agricultores, já que o comprador estava interessado em um produto não transgênico.

E quais são os riscos para a saúde?

São vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias, aumento da resistência aos antibióticos, aumento das substâncias tóxicas e maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.

Para mais informações acesse o site: Alimentos transgênicos

15/03/2012

Resultado da seleção PET NUT 2012 - 1º semestre

Saiu o resultado da selação do PET NUT 2012!

Parabéns e muito obrigada á todas que participaram da seleção!!!

A classificação das candidatas pode ser visualizada no link abaixo:
Classificação PET NUT 2012

Lembrando as candidatas aprovadas que no dia 24 de março (sábado) ás 08:00 será realizado a reunião de acolhimento.

Aguardamos vocês lá!
Sejam muito bem vindas!!!



02/03/2012

Pego pelos prazeres da boca...



Oi pessoal, 

Acredito que muitos acham que aquela bolacha de água e sal, são ótimas para comporem as dietas de baixa calorias a fim de perder aqueles quilinhos que incomodam.  Mas, o resumo da notícia abaixo mostra que além de serem calóricas, ainda possuem alta taxa de gordura saturada, responsável pelo desequilíbrio do colesterol no sangue. 


Leia abaixo:
                                                                            
Ao lado do grande estímulo ao transporte individual e ao modo de vida ligado ao sedentarismo, o mundo moderno assistiu a uma explosão de produtos industrializados. A indústria da propaganda esmera-se em mostrar, por vezes de maneira enganosa, supostas vantagens do consumo de biscoitos recheados, falando de calorias que o consumidor não consegue avaliar bem. Por exemplo, um inocente biscoito de água e sal, emblema de comida insossa, é, na verdade, um alimento do grupo hipercalórico, pois tem mais de 400 kcal por 100 gramas. Trata-se de verdadeira bomba de calorias, e, apesar disso, inadvertidamente continua a ser consumido por pessoas que pretendem ter uma dieta hipocalórica.


     

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados