28/05/2012

World Nutrition


           
          Nos dias 27 a 30 de abril aconteceu no Rio de Janeiro o World Nutrition Rio 2012. O tema geral do congresso é Conhecimento, Política e Ação, o que significa a tradução da melhor evidência para políticas e programas efetivos que protejam, preservem e melhorem a saúde das populações em todo o mundo.
Foram reunidos acadêmicos, profissionais, gestores e ativistas que buscavam aprofundar seus conhecimentos na área de alimentação e nutrição e saúde coletiva. Foram abordados temas complexos e desafios contemporâneos por meio de grupos de trabalho, discussões, reuniões, oficinas, workshops, debates, plenárias e comunicações orais. Foram importantes também algumas atividades complementares como lançamento de publicações, exposições, feiras, salas de vídeo, apresentações musicais, artísticas e culturais. 
Algumas petianas tiveram a oportunidade de participarem desse grande evento, no qual puderam enriquecer mais seus conhecimentos acerca da saúde pública e ter uma visão do desafio de se organizar um evento de tal grandeza. 




04/05/2012

Campanha "Emagrece, Brasil!"

Foi implantada a campanha “Emagrece, Brasil!” na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A ANVISA abriu suas portas para esta exposição e incluiu na programação da I Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional campanha cujo patrocínio exclusivo é de uma das maiores empresas de refrigerantes do mundo, a ANVISA adota práticas há muito tempo condenadas na área da saúde evidenciando um flagrante conflito de interesses e descaso com os movimentos da sociedade civil alinhados à ética e à equidade da ação regulatória estatal no campo da alimentação e nutrição. Os efeitos danosos do consumo de refrigerantes sobre a saúde humana e, em particular, sobre o risco de obesidade são incontestáveis. Igualmente conhecidas são as agressivas e abusivas estratégias de marketing utilizadas por empresas produtoras de refrigerantes, incluindo em particular aquela que, ironicamente, patrocina a campanha ‘Emagrece, Brasil’.  A mensagem principal da campanha é a de que você pode comer tudo o que quiser, sendo suficiente ‘contar’ as calorias que consome e ‘não deixar’ que elas superem sua necessidade de energia ou as metas que o levarão a emagrecer. Sabem todos os técnicos do Ministério, sabemos todos nós, que determinados alimentos (como os refrigerantes) aumentam o risco de obesidade exatamente porque suas calorias saciam menos do que as dos demais alimentos. A primeira ‘estação’ da exposição, que será exibida no edifício da ANVISA e depois no Congresso Nacional, mostra uma pessoa ‘devorando’ um imenso sanduíche feito com pão de hambúrguer. O texto da exposição explica: ‘A exposição usa o sanduíche como exemplo porque, nele, temos ingredientes de todos os grupos de nutrientes. E, assim, a oportunidade de explicar a importância de cada um deles para a saúde.’Mais revolta, e, neste caso, não há necessidade de comentários: a impropriedade da campanha e da exposição fala por si. Há muitos outros equívocos do “Emagrece Brasil’, mas o maior deles, que não conseguimos compreender, é o apoio formal à campanha do Ministério da Saúde e, também, do Ministério da Educação e do Ministério dos Esportes.

Fonte: Rede Nutri

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