28/08/2014

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Você sabia que os alimentos funcionais foram “descobertos” em 1930?

Um médico japonês constatou efeitos benéficos de bactérias presentes no leite fermentado sobre a regulação do trânsito intestinal. E desde então, os alimentos funcionais vêm ganhando espaço nos cardápios dos que estão em busca de uma alimentação mais saudável. 

O termo alimento funcional se refere à alimentos que possuem componentes ativos capazes de beneficiar o organismo, pois estes contêm grande potencial para abrandar a evolução de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, dislipidemias, câncer, etc), ou até preveni-las. A disseminação de informações como essas, os tornou um dos grupos mais “queridinhos” do momento.

Estudos  constataram que  dietas  ricas em alimentos funcionais, contendo principalmente as leguminosas como alimento base, são capazes de reduzir em até 30% a incidência de distúrbios dos níveis de lipídio, inclusive regulando o colesterol sanguíneo. Assim, o consumo de leguminosas em proporções adequadas, pode até prevenir o surgimento de uma DCV (doença cardiovascular).

CONHEÇA ALGUNS DESTES ALIMENTOS:

Use azeite de oliva para temperar saladas, sem exagerar na 
quantidade (1 colher se sopa). Evite usá-lo para cozinhar, 
pois perde sua qualidade nutricional quando aquecido. 
(Guia Alimentar Brasileiro, 2008)














Varie os tipos de feijões usados (preto, da colônia, manteiguinha, 
carioquinha, verde, de corda, branco e outros) e as formas de preparo. 
Use também outros tipos de leguminosas, como soja, grão de bico, 
ervilha-seca, fava e lentilha; podem ser usadas também em saladas frias. 
(Guia Alimentar Brasileiro, 2008)




















O vinho quando consumido de maneira adequada, em doses 
apropriadas e associado às refeições, exerce ação benéfica 
à saúde, podendo prevenir determinadas doenças, 
mas para que isso aconteça, é necessário manter hábitos 
de vida saudáveis (RIBEIRO; MAFROI, 2010).















“Que o teu alimento seja o teu remédio, e o que o teu remédio seja teu 
alimento” 

 Hipócrates (460 A 377 a. C.) 



SAIBA MAIS EM!!



                                                                    Guia Alimentar







21/08/2014

SÓDIO NA ALIMENTAÇÃO

Olá, pessoal! 
Muitas pessoas têm falado do sódio na alimentação e dos PREJUÍZOS que pode causar para sua SAÚDE! O consumo exagerado de sal está relacionado ao aumento no risco de doenças crônicas, como hipertensão, doenças cardiovasculares e doenças renais. E ATENÇÃO! Porque as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por 63% das mortes no mundo e 72% no Brasil!

Segundo o Ministério da Saúde, a população não tem a percepção da quantidade elevada de sal que ingere. Dados de 2013 apresentados hoje mostram que apenas 15,9 % consideram elevado o consumo, e 48,6% acham adequada a dieta que possuem. Para o ministério, por esse motivo, medidas de proteção são importantes.

O Ministério da Saúde fez um acordo de cooperação com a Abia (Associação das Indústrias da Alimentação) para redução do sódio em alimentos industrializados.  E fabricantes de alimentos conseguiram reduzir a presença de sódio em 11% em pães de forma e bisnaguinhas e em 15% em macarrões instantâneos, no período entre 2011 e 2012. Com a redução, estima-se que 1.295 toneladas de sódio tenham sido retiradas dos produtos. Os números foram divulgados nesta terça-feira (12/08) pelo Ministério da Saúde.

Algumas DICAS para você se atentar ao seu consumo de sódio!!
Embutidos e enlatados apresentam muito sódio para conservação, por isso, fuja de fast food!!!! A salsicha do cachorro quente, por exemplo, tem 680 mg de sódio em 2 unidades (ou 64 g), isso corresponde à 28% do que um adulto deve consumir em um dia inteiro. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o consumo diário de sódio não deve passar de 2g!


Não se iluda pensando que só alimentos salgados são ricos em sódio!!! As bolachas escondem grande quantidade de sódio para conservação. Em 8 unidades de bolacha wafer você pode ter 10% das suas necessidades diárias!!!


Comida japonesa é saudável, desde que você não abuse do Shoyu. Em sua versão tradicional, em 15g, são 855 mg de sódio, ou 36% das necessidades diárias. Já a versão light tem 24%!!!


Saiba mais!!!




01/08/2014

Aleitamento Materno

Olá Pessoal, 
Você sabia que do dia 01 a 07 de agosto é comemorado a Semana Mundial de Aleitamento?

O leite materno é indicado como alimento exclusivo nos primeiros meses de vida da criança pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, pois possui um alto valor nutricional conferindo proteção imunológica ao bebê devido a presença de fatores circulantes como lactoferrina, Imunoglobulina A, anticorpos. Além disso, possui menor risco de contaminação, levando a menores índices de mortalidade infantil. Os benefícios não param por aí, o fornecimento do leite materno é também um momento de fortalecimento afetivo entre mãe e filho em que ocorre a troca de olhares e carinho.

E quanto os benefícios para a mamãe? 

A amamentação pode proteger contra doenças como câncer de mama, ovário, artrite reumatóide, fraturas por osteoporose. Além disso, ajuda na perda de peso pós gestacional, pois aumenta o gasto energético da mãe. É também um método contraceptivo durante os seis primeiros meses após o parto evitando assim uma nova gravidez neste período. 

Porque amamentar é um ato de amor!!!!!!


Saiba mais:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf

http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n5s0/v80n5s0a05

http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1363

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados