15/12/2014

PETNUT em Ação!

Durante a semana passada o PETNUT contribuiu com duas grandes atividades. 

No dia 09 de dezembro, o Ministério do Meio Ambiente juntamente com o Governo Federal do Brasil e a Faculdade de Nutrição da UFG promoveram uma feira de degustação intitulada: "CERRADO: Sabores e Aromas" no shopping Passeio das Águas. O PET NUT não poderia estar de fora dessa!



No dia 06 de dezembro, o SESC em parceria com o PETNUT, desenvolveu atividades de promoção da saúde com os grupos Vida Ativa e Vida Plena no bairro Vila Brasília, Aparecida de Goiânia-GO.



O PET NUT com o intuito de incentivar a redução de sal, distribuiu saches de ervas juntamente com folder informativo contendo a receita do sal de ervas e informações sobre as propriedades das ervas utilizadas. 

O sal de ervas foi preparado pelas petianas no Laboratório Maria de Altina Moreira, da Faculdade de Nutrição-UFG.

05/12/2014

Rótulos Alimentares



Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores. Assim, pode-se perceber a importância que as informações contidas neles sejam claras o suficiente para orientar a escolha adequada dos alimentos.  No Brasil, desde março de 2001, a rotulagem foi regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA,  com intuito de estabelecer as informações necessárias que devem conter nos rótulos, visando  garantir a qualidade do produto, o poder de escolha e a saúde do consumidor.
Seguindo os quesitos impostos pela ANVISA, as indústrias devem disponibilizar rótulos que obrigatoriamente contenham o nome do alimento, a marca, a quantidade em gramas ou mililitros que o produto apresenta, a identificação da origem do mesmo, o prazo de validade, a lista de ingredientes e a tabela com informações nutricionais. Esta deve ser composta por algumas informações como: o valor energético, a quantidade em gramas de carboidrato, proteína, gorduras totais, gordura saturada, gordura trans, fibra alimentar, sódio e o percentual do valor diário de referência correspondente a cada nutriente. Além disso, o fabricante poderá acrescentar informações do conteúdo de outras vitaminas e minerais.
A lista de ingredientes é descrita seguindo a quantidade decrescente de cada alimento, assim, o primeiro alimento da lista é o que contém maiores proporções no produto e o último contribuí com a menor quantidade. Torna-se possível então, verificar quais ingredientes e componentes estão no mesmo, além dos aditivos utilizados, tais como: conservantes, corantes, aromatizantes, edulcorantes, entre outros.


         Você sabe como reagir em casos de rotulagem irregular? Exerça seu direito de consumidor e denuncie através da Ouvidoria do SUS (0800) ou pelo site da Anvisa link


SAIBA MAIS EM



01/12/2014

Light ou diet?

O consumo de alimentos diet e light vem aumentando expressivamente durante os últimos anos e com eles as dúvidas referentes aos seus significados, diferenças e usos adequados. Diante disso, veremos as diferenças entres essas denominações.

LIGHT: O termo light é sinônimo de reduzido, e se refere a alimentos cujo valor energético (calorias) ou conteúdo de algum nutriente (açúcar, gordura total, gordura saturada, colesterol e sódio) é baixo ou reduzido em pelo menos 25%, quando comparado ao produto na sua apresentação normal. Logo, se desmistifica o pensamento que alimentos light são aqueles reduzidos em gorduras.

O rótulo deve apresentar o termo “light” seguido da informação de quanto foi a redução e sobre qual nutriente a informação se refere. Ex: Light – 30% menos açúcares; Reduzido em sódio – 28% menos sódio. O termo é opcional, mas é muito usado pelas empresas para destacar que o valor energético ou algum nutriente específico foi reduzido.

DIET: O termo diet só pode ser aplicado para algumas categorias de alimentos:

- alimentos com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio,
- alimentos para controle de peso e,
- alimentos para ingestão controlada de açúcares.

Veja que a expressão diet nas embalagens dos alimentos não necessariamente significa que o produto não contém açúcar, como muitos pensam.

Estes alimentos possuem certas modificações a fim de atender às necessidades nutricionais de um público específico, pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas como diabetes e hipertensão. Isto é estabelecido na Portaria n.29/1998 da ANVISA, assim também como a exigência de que todo produto Diet contenha no rótulo a frase "Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico".

FIQUE ATENTO AO RÓTULO!
O termo “sem açúcar” na embalagem (ou “isento de”, “não contem”, “livre de”, “zero”) indica que nenhum tipo de açúcar está presente no alimento. Já a expressão “sem adição de açúcar” (ou “zero adição de açúcar”) significa que não houve adição de açúcar como ingrediente (açúcar refinado, cristal, mel, glicose, etc) no preparo do alimento, mas pode conter açúcares provenientes de seus próprios ingredientes (ex:frutose do morango).

Mas fique atento ao rótulo, pois essas características destacadas nem sempre indicam que um alimento é mais ou menos nutritivo do que outro. Para preservar a consistência e tornar um alimento mais agradável ao paladar, o fabricante muitas vezes adiciona mais sódio ou gordura à fórmula, por isso o valor calórico pode aumentar. Por isso é importante consultar com atenção a tabela nutricional, que traz outras informações relevantes sobre a composição nutricional dos alimentos.

Saiba mais:

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados