13/08/2015

BRASIL, PAÍS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Após a saída do Mapa da Fome em 2014, o país enfrenta novos desafios, como a qualidade da alimentação e o combate ao sobrepeso/obesidade. Segundo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, o Brasil avançou muito nos últimos anos e hoje é referência mundial em políticas de segurança alimentar e nutricional.

Sabendo que a agricultura familiar produz hoje muitos alimentos que estão na mesa dos brasileiros, pode-se afirmar que 70% destes são advindos da mesma. O pequeno agricultor ocupa hoje papel decisivo na cadeia produtiva que abastece o mercado brasileiro: mandioca (87%), feijão (70%), carne suína (59%), leite (58%), carne de aves (50%) e milho (46%) são os grupos de alimentos com forte presença da agricultura familiar na produção. 

Com melhores condições de crédito e a ampliação de mercado por meio de programas como o de aquisição de alimentos, a agricultura familiar segue estruturada e com investimentos crescentes. Neste cenário, o Plano Safra 2015/2016 da agricultura familiar terá investimento recorde de R$ 28,9 bilhões pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), sendo este valor 20% maior que na safra anterior (2002/2003).

Os avanços na segurança alimentar e na oferta de alimentos saudáveis, podem ser capazes de combater o sobrepeso vigente no país, atingindo na atualidade 52% da população, além de fortalecer a agricultura familiar que aliada à execução de programas de inclusão social, como o Bolsa Família e o Pronatec Rural, contribuiu para que o Brasil fosse retirado do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). 

Recentemente, a ONU apresentou um relatório no qual afirma que o Brasil pode se tornar o principal exportador de alimentos do mundo na próxima década. O documento destaca o papel fundamental da agricultura familiar na produção de alimentos e elogia as políticas públicas do governo federal para o setor. 




Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados