26/08/2015

Exposição à luz solar com seus riscos e benefícios à saúde humana

Os benefícios e efeitos nocivos da exposição humana à radiação solar ultravioleta (UV-R) são temas que despertam grande interesse não só entre os médicos e cientistas, mas também da mídia e da população em geral. Um estudo sobre a exposição a luz solar e seus malefícios ao homem publicado pelos Anais Brasileiros de Dermatologia em junho deste ano, procurou contornar a falta de conhecimento científico sobre o UV-R no Brasil e América do Sul, tendo em vista a necessidade de informações mais detalhadas sobre o assunto.

Desta forma a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) publicou recentemente o Consenso Brasileiro de Fotoproteção com base em estudos realizados localmente, apresentando como objetivo o fornecimento de informações educacionais detalhadas sobre as principais propriedades e características do UV-R.

A exposição excessiva a radiação solar é responsável por várias doenças oculares, como a catarata, doenças de pele, queimaduras solares, envelhecimento precoce e câncer de pele não melanoma. Há, contudo, benefícios físicos e psicológicos para os seres humanos, principalmente relacionados à síntese de vitamina D e prevenção de doenças como osteoporose, diabetes tipo I, alguns tipos de câncer e doenças autoimune.


ATENÇÃO!

Segue algumas medidas fotoprotetoras da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

- não é recomendada a exposição solar durante o período entre 10 e 14 horas (até às 16 horas na região Centro-Oeste)

- uso de óculos de sol é recomendado, sendo aqueles que promovam acima de 99% de absorção de todo o espectro UV-R

- uso de roupas e chapéus ou bonés são medidas eficientes

- uso de protetores solares com Fator de Proteção Solar (FPS) de mínimo de 30 e com proteção UVA (Radiação Ultravioleta A – outro tipo de radiação solar). Produtos com FPS mais altos são para situações especificas como em pacientes com maior sensibilidade ao sol, antecedentes pessoais com câncer de pele, pacientes em tratamento de fotodermatose, e pacientes expostos a maior quantidade de radiação solar


- a primeira aplicação do protetor solar deve ser feita pelo menos 15 minutos antes da exposição

- para aplicação no rosto, cabeça e pescoço, pode-se usar a medida de 1 colher de chá para as três regiões. Reaplicação a cada 2 horas ou após longos períodos de imersão

- o uso correto, a seleção e a orientação do protetor solar, sempre que possível, deve ser feita pelo dermatologista.



FONTE:





Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados