31/03/2015

Tricotando sonhos e corações!

Há séculos é tradição na Tribo Ayamara (Bolívia) tricotar seus casacos, chapéus e cobertores com lã. Agora, as tricoteiras estão costurando corações e dedilhando a vida de crianças que nascem com problemas congênitos.


Bebês que nascem com um problema cardíaco chamado Persistência do Canal Arterial (PAC), têm seus coraçõezinhos abertos, o que poderia causar danos graves. 




O dispositivo "occluder" é usado para cobrir o buraco. 
Nesse dispositivo, muitas peças podem ser feitas em escala industrial. Porém, na versão Freudenthal, existe uma pecinha tão minúscula e delicada, que só pode ser feita à mão. 
Occluder, dispositivo tricotado por bolivianas e que reparam coração com "sopro"
O aparelho Frudenthal é tricotado a partir de um único fio de metal elástico, usado inicialmente em indústrias militares.

Ele é capaz de memorizar sua própria forma, ser comprimido, entrar em cateter, passar pelos vasos sanguíneos até chegar ao coração. 
Ao recuperar seu formato original, semelhante ao de uma cartola, ele bloqueia o buraquinho cardíaco.


Centenas de crianças já em La Paz já fizeram o procedimento!

26/03/2015

FANUT 40 anos

                      

 O Programa de Educação Tutorial de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG), se localiza na Faculdade de Nutrição (FANUT).O curso de graduação foi criado em 1975 e teve início em 1976, com a realização do primeiro vestibular, sendo oferecidas 15 vagas. Neste ano foi criado o Colegiado dos cursos de Enfermagem e Nutrição e em 1977 foi aprovada a criação do Departamento de Enfermagem e Nutrição da Faculdade de Medicina, aos quais os dois cursos se vinculavam. Somente em 1996 a partir de uma reforma da estrutura administrativa da UFG, que a Faculdade de Nutrição e Enfermagem foram desmembradas em duas unidades acadêmicas, sendo uma delas a FANUT.
No ano de 2015 a FANUT completa 40 anos de existência. Em comemoração a esta data tão importante, a diretoria da Faculdade de Nutrição está organizando um ciclo de eventos pontuais, com duração de uma a duas horas, como palestras e bate papos com profissionais reconhecidos da área. E para fechar o ciclo, no segundo semestre, provavelmente em novembro, acontecerá um evento durante um dia inteiro, com a presença das entidades de classe, conselhos, sindicatos e atores que participaram ativamente na formação do curso, bem como pessoas formadas na primeira turma, técnicos e professores fundadores da Faculdade de Nutrição.
A atual diretora da FANUT, Profa Dra Lucilene Maria de Sousa relatou que desde a sua entrada na Faculdade de Nutrição, o que a motiva é estar relembrando a história da FANUT. Ela sempre celebra esta data com a comunidade acadêmica, sendo um momento de devolver a formação da FANUT para a mesma e para a gestão da UFG. Também relatou que a faculdade tem se ampliado bastante, principalmente com as cotas, dando acessibilidade para as pessoas ingressarem em uma universidade pública, com a presença de estudantes indígenas e de países de baixa condição social, mostrando que a universidade pública é um grande fator social.
Para saber mais sobre os eventos fique de olho no site da FANUT, abaixo:




11/03/2015

O papel do Nutricionista na consciência ambiental

O Brasil está enfrentando uma forte crise hídrica que põe em risco não apenas o abastecimento das cidades, mas também a disponibilidade de alimentos com qualidade e em quantidade suficiente para a população. Além disso, o aumento da produção de lixo pela sociedade causa um grande impacto ambiental. Grande parte desse lixo é proveniente do descarte de embalagens de alimentos.
Diante dessa problemática, é essencial que o profissional nutricionista se empodere do seu papel social, para que a promoção da saúde seja efetivada com plenitude. Com isso, o posicionamento desse profissional deve estar em harmonia com os princípios da segurança alimentar e nutricional, uma vez que a alimentação saudável deve ser obtida através de meios de produção sustentáveis.
Este é um tema que vem preocupando toda a comunidade de Nutricionistas, inclusive o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), que recentemente publicou uma nova edição com o tema: Alimentação e Nutrição para um Mundo Sustentável. Outro órgão que está preocupado com a crise hídrica e seus desdobramentos é o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que irá debater o uso consciente da água no terceiro encontro temático nos dias 4 e 5 de Agosto, em São Paulo. Segundo José Graziano da Silva, diretor-geral da agência da ONU para agricultura e segurança alimentar (FAO), "Estamos tendo uma quebra enorme da safra de todos os produtos". Com isso, a queda na produção de alimentos atinge a qualidade da alimentação da população, interferindo na manutenção da qualidade da vida.


Mas então, o que podemos fazer para minimizar os efeitos da crise hídrica atual e da grande produção de lixo? Veja possíveis soluções que todos nós podemos colocar em prática para ter um planeta melhor, e assim, uma melhoria da qualidade de vida:
  • Plantar uma horta caseira com alguns vegetais e condimentos utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet e pneus usados
  • Evitar o desperdício de água, energia e de alimentos (através de medidas simples, como por exemplo, desligar a torneira enquanto se escova os dentes; sempre desligar os aparelhos eletrodomésticos enquanto não estiver usando-os; evitar o famoso “olho maior que a barriga”)
  • Promover a reciclagem das embalagens dos alimentos (e de outros produtos)


Confira maiores informações nos links abaixo:


http://www.cfn.org.br/eficiente/sites/cfn/pt-br/encartes/Revista_CFN_44.pdf
http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1674
http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1669
http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1635
http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1666



10/03/2015

Errata do Edital da Seleção

Boa tarde pessoal,

As datas do processo seletivo e do acolhimento foram alteradas, assim como outras informações. Veja as novas datas no link abaixo:

Errata Edital 001/2015

Fiquem atentos às datas!

03/03/2015

SOU CELÍACO, E AGORA, O QUE COMER?



A Doença Celíaca (DC) é uma condição inflamatória induzida pelo glúten, que acomete indivíduos geneticamente predispostos. Seus efeitos vão de diarreias crônicas, vômitos, irritabilidade, até falta de apetite frequente. Após a retirada do glúten como forma de tratamento, a resposta clínica é rápida, havendo redução dos sintomas gastrointestinais dentro de dias ou semanas. Embora seguir uma dieta isenta de glúten a princípio pareça simples, a prática expõe uma série de dificuldades em sua manutenção não apenas por parte do celíaco, como também de seus familiares por envolver mudanças no hábito alimentar.

Diante a preocupação do acometimento da doença em crianças, a Associação de Celíacos do Brasil (ACELBRA) desenvolveu uma cartilha destinada a esse público com intuito de ampliar o conhecimento sobre alimentos permitidos, cuidados a serem tomados, métodos de preparo e sugestões de cardápios, além de alternativas para a criança não ficar de fora dos eventos escolares. Apesar de a cartilha ser destinada às crianças, seus familiares que convivem com as mesmas também são contemplados com a redução das dúvidas frequentes sobre a doença.




Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados