18/05/2015

FIM DA ROTULAGEM DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS. DIGA NÃO!

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 320 votos a 135, o Projeto de Lei 4148/08, do deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), que acaba com a exigência do símbolo da transgenia nos rótulos dos produtos com organismos geneticamente modificados (OGM). A aprovação ocorreu no dia 28 de abril e agora segue para apreciação do Senado Federal.

Este projeto viola o direito à informação, previsto no Código de Defesa do Consumidor, e ainda segue na contramão das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, sendo uma ameaça à alimentação adequada e saudável, que é um direito consagrado na Lei 11.346 e no artigo 6º da Constituição Federal.
A rotulagem ou identificação dos transgênicos é uma forma de exigir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e fazer prevalecer a vontade do cidadão no processo decisório de consumir com base em informações seguras e precisas. Além disso, a transparência das informações nos permite conhecer as consequências para o meio ambeinte.
Sendo assim, a identificação dos produtos transgênicos é necessária não somente por uma postura técnica ou legal, mas, principalmente, por uma questão de precaução em relação ao desconhecido, que só será aprimorada com o avanço da tecnologia em seus imprevisíveis desdobramentos, além da própria evolução do sistema agroindustrial brasileiro.

Ou seja teremos um retrocesso enorme caso esse projeto de lei seja aprovado! Não podemos permitir que isso aconteça!!
Para entender mais sobre o assunto visite os links abaixo:


04/05/2015

FEIRA AGRO CENTRO-OESTE FAMILIAR: Um apoio à agricultura familiar

A Agro Centro-Oeste é realizada anualmente desde o ano 2000. O evento surgiu como um projeto de extensão com o propósito de proporcionar oportunidades de negócios e acesso ao conhecimento. A partir de 2005, o enfoque da Feira se voltou para a agricultura familiar, devido às limitações que os agricultores enfrentam, principalmente, à baixa diversificação dos sistemas de produção. 

Neste ano, entre os dias 13 e 16 de maio, a UFG realizará a 13ª edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar, promovendo seminários temáticos/científicos e cursos práticos. Seu objetivo é expor a produção de agricultores familiares e valorizar este seguimento. Dentro da programação, irá ocorrer um “Dia de Campo” dividido em dois roteiros: um com tecnologias de produção agroecológicas em várias estações e outro com agricultura de conservação. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal no dia de cada atividade.
Para realização do evento, a Escola de Agronomia conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Governo do Estado de Goiás, Prefeitura Municipal de Goiânia, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Goiás (FETAEG), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Instituto Federal de Goiás (IFG).
Durante a realização da Feira, os visitantes podem participar dos estandes das cooperativas familiares, dos seminários, cursos e apresentações culturais.

Para saber mais acesse: 

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados