24/06/2015

Experiência de participação na V MOPESCO
“Aprendendo a fazer o SUS: uma responsabilidade compartilhada”
Aconteceu nos dias 18 e 19 de junho a Mostra que integrou o Ensino, o Serviço e a Comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia.
O grupo PETNUT/UFG participou do evento por meio de monitorias voluntárias, nas quais os petianos auxiliaram no processo de realização e divulgação do evento, e também como participantes, apresentando trabalhos acadêmicos e desfrutando da programação. Além do contato com profissionais da saúde que estão à frente da gestão do SUS em Goiânia, os petianos acompanharam na prática como está o panorama de gestão do sistema na cidade e como a comunidade é relevante para o processo de melhorias e aperfeiçoamento do atendimento ao indivíduo através da perspectiva multiprofissional, de forma a humanizar o atendimento e melhorar o acolhimento a esses pacientes, proporcionando uma qualidade no atendimento.

Entre as oficinas ministradas, as apresentações culturais, rodas de conversa, apresentações de trabalhos e experiências vividas por alunos e profissionais da área de saúde pública, foi possível perceber a importância da preocupação com a melhoria do atendimento e da gestão do sistema de saúde pública no país e a participação da comunidade nessa discussão levando seu ponto de vista e a opinião para contribuir com a melhoria do serviço, por meio dos cursos, discussões e trocas de experiências bem sucedidas, que possibilitam colocar em prática diretrizes e ações discutidas e trabalhadas em disciplinas do curso de Nutrição, perfazendo a interligação ensino e extensão.

Dessa forma, foi possível fazer contato com os organizadores, o que proporcionou aos petianos a vivência da organização de eventos, que é de grande valia para a comunidade acadêmica e para a formação do petiano.
Confira algumas fotos do evento!


Monitores da V MOPESCO

Petianos participando da V MOPESCO

17/06/2015

V MOPESCO
“Aprendendo a fazer o SUS: uma responsabilidade compartilhada”


O que é?

É a Mostra da Parceria Ensino - Serviço – Comunidade.

Foi criada para favorecer o diálogo e a experiência entre as pessoas envolvidas na formação e no trabalho em saúde com a comunidade.

Visa fortalecer a integração do ensino, juntamente com serviço e comunidade, no cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo as diretrizes do Pró-saúde, cujo objetivo é a reorientação do profissional de saúde, ou seja, a visão do profissional centrado na doença e no atendimento hospitalar sendo substituída por uma atenção integral ao indivíduo, visando à promoção da sua saúde na atenção básica; e do PET – Saúde, cujo objetivo é o fortalecimento da atenção básica e da vigilância em saúde, de acordo com os princípios e necessidades do SUS.

A MOPESCO é realizada em parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, juntamente com as Faculdades de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia, da Universidade Federal de Goiás.

A MOPESCO acontecerá esta semana, nos dias 18 e 19 de junho no Centro de Aulas D, da Universidade Federal de Goiás, no Setor Universitário.

A amostra contará com oficinas, rodas de conversas, apresentações culturais e muito mais. Venha conferir.

Faça sua inscrição, ainda dá tempo!!

CORRE!!


Para mais informações acesse o site: http://www.mopesco.com.br/texto.php?id=19 

Confira a última MOPESCO abaixo:

10/06/2015

Projeto de Extensão com grupo de idosos

Desde o início de Março, o PETNUT vem realizando atividades de prevenção e promoção da saúde com idosos do Centro de Referência em Convivência da Pessoa Idosa (CRCI). Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos idosos por meio da interação e troca de experiências entre o grupo PETNUT e os integrantes do CRCI.
A primeira atividade teve início com a “Dinâmica do espelho”, onde conhecemos melhor os participantes, e enfatizamos a importância e o valor de cada um deles. “O que você sabe sobre o sal” foi outra atividade proposta, na qual abordou as características do sal, seus benefícios e malefícios para a saúde, através de roda de conversa e dinâmica de perguntas para melhor interação.
Neste projeto de extensão também contamos com a atividade “Conte sua Receita”, uma proposta de melhorar nutricionalmente receitas levadas pelos participantes, além de incentivar um hábito alimentar mais saudável. A partir das receitas levadas pelos idosos, foram adaptadas e elaboradas receitas como Mousse de Cupuaçu e Milkshake de Chocolate, as mesmas foram bem aceitas pelo grupo de idosos.
“Vamos falar sobre o desperdício?” foi outro assunto já abordado com o grupo, que teve como objetivo levar mais conhecimento sobre o desperdício de água, energia e alimentos, mostrando formas de diminuir este gasto e o impacto sobre o ambiente. Além disso, houve gincana de perguntas entres os participantes.
Também já contamos com a participação da Professora de Psicologia  Sandra Barboza, da Universidade Federal de Goiás, que realizou uma roda de conversa com o grupo sobre memória e de qual forma podemos exercitá-la, de maneira dinâmica e divertida que contou com movimentos corporais e muita música.
Vejam abaixo algumas fotos das nossas atividades.




02/06/2015

I ENCONTRO SOBRE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE GOIÁS

           O Bioversity International e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) decidiram convidar o Brasil, o Quênia, o Sri Lanka e a Turquia para integrarem um Projeto, que tem como título “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para Melhoria da Nutrição e do Bem-Estar Humano”. Esse Projeto, também conhecido como “Biodiversidade para Alimentação e Nutrição – BFN” (sigla em inglês), está sendo coordenado internacionalmente pelo Bioversity International e tem como agências implementadoras o comitê brasileiro do programa das nações unidas para o meio ambiente (PNUMA) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO.

         O projeto tem como objetivo a conservação e a promoção do uso sustentável da biodiversidade em programas que contribuam para promover e melhorar a segurança alimentar e nutricional da população. Ao mesmo tempo busca valorizar a importância alimentícia e nutricional das espécies relacionadas à biodiversidade agrícola e resgatar o valor cultural destes alimentos.

           No dia 22/05/2015, foi realizado o I Encontro Sobre Saúde e Qualidade de Vida de Comunidades Quilombolas de Goiás. Foi discutido saúde de um modo geral e seus determinantes incluindo Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). O evento abordou a questão de saberes e sabores tradicionais relacionados com a cultura alimentar quilombola, onde o projeto BFN foi apresentado, com o seus objetivos, a fim de garantir apoio, dentro dos limites de seus recursos naturais que estão diretamente relacionado a SAN e a soberania alimentar, ameaçadas pela devastação contínua do bioma cerrado. Segundo a Fundação Palmares, em Goiás há 23 comunidades reconhecidas/certificadas, o que indica que deve haver muitas outras, cada qual com sua singularidade cultural vindas de uma ancestralidade única. Por isso a importância de se conservar e manter vivas essas comunidades.



Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados