04/08/2016

Semana Mundial da Amamentação 2016


A Semana Mundial do Aleitamento Materno é celebrada todos os anos do 1° ao 7° dia de agosto, com o objetivo de estimular a amamentação exclusiva até os seis meses e de forma complementar até os dois anos de idade, e como consequência melhorando a saúde das crianças.
Este ano o tema é: “Aleitamento Materno: Presente Saudável, Futuro Sustentável”, e tem como foco chamar a atenção dos países e das mídias para aumentar a  visibilidade da amamentação. Assim, algumas organizações estão elaborando e executando campanhas para incentivar o aleitamento materno.
Na perspectiva de que muitas mulheres não ficam confortáveis para amamentar em público devido à rejeição que surge com frequência quando o fazem, uma dessas campanhas, elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pretende que as as mães sintam o apoio social necessário para se sentirem à vontade ao amamentar quando solicitado pelo seu bebê onde quer que estejam, em casa ou em público.
Segundo a OMS, o leite materno é o mais seguro, adequado e propicia a melhor proteção para um bebê, pois contêm anticorpos que ajudam a proteger o recém-nascido de doenças comuns na infância. De acordo com a Unicef,  bebês que não recebem o leite materno têm probabilidade sete vezes maior de morrerem de infecções do que aqueles que foram amamentados, e na vida adulta aqueles que foram amamentados têm menor chance de desenvolver obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.
Os benefícios do aleitamento materno não são só para as crianças. De acordo com a OMS, mulheres que amamentam são menos propensas a desenvolver câncer de mama e ovário.
Desta forma, é extremamente necessário transmite uma mensagem clara e convincente às famílias, à comunidade e à sociedade de que o aleitamento materno é um processo natural que contribui para o desenvolvimento saudável do bebê, além de construir um vínculo entre mãe e filho. Assim, a amamentação deve ser entendido e aceito como um comportamento normativo da mulher moderna.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados