28/01/2016

Saiba um pouco mais sobre o programa " 5 ao dia "






O programa virou sucesso por se basear em pareceres da Organização Mundial de Saúde, que recomenda o consumo diário de 5 porções de frutas ou hortaliças com o intuito de reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis e câncer. Como consequência do aumento do consumo de frutas, o projeto leva ao aumento da ingestão de vitaminas, fibras e minerais, substancias que são imprescindíveis para o bom funcionamento do nosso organismo. 


Para facilitar a implementação do programa em sua vida, o site "5 ao dia " disponibiliza um cardápio básico, elaborado por uma nutricionista, que funciona como um guia. Esse cardápio leva em conta a composição de nutriente de cada alimento, o preço e a safra.

Outra estrategia do programa foi a elaboração de uma tabela de cores para incentivar o consumo de frutas e hortaliças por suas respectivas colorações, como mostrado a seguir:

VERMELHOS


Alimentos
Acerola, Cebola Vermelha, Cereja, Ciriguela, Goiaba Vermelha, Grapefruit, Maçã, Melancia, Morango, Pêra Vermelha, Pimenta, Pimentão Vermelho, Rabanete, Romã, Tomate e Uva Vermelha


Características
Fontes de carotenóides, que são precursores da vitamina A. Bom para o coração e para a memória, previnem o câncer e fortalecem olhos e pele. O licopeno, fitoquímico encontrado em alguns alimentos deste grupo, ajuda na prevenção do câncer de próstata.

LARANJAS

Alimentos
Abacaxi, Abóbora, Abiu, Ameixa Amarela, Batata Baroa, Batata Doce, Batata Inglesa, Caju, Carambola, Caqui, Cenoura, Damasco, Gengibre, Kino, Laranja, Mamão, Manga, Maracujá, Mexerica, Moranga, Melão, Milho, Nectarina, Pêssego, Pimentão Amarelo, Sapoti e Tangerina.


Características
Assim como os vermelhos, alimentos da cor Laranja são fontes de carotenóides. Ricos também em vitamina C, que é um antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.

ROXOS


Alimentos
Alcachofra, Almeirão Roxo, Alface Roxa, Alho Roxo, Ameixa Preta, Amora, Azeitona Preta, Batata Roxa, Berinjela, Beterraba, Cebola Roxa, Figo Roxo, Framboesa, Jabuticaba, Jamelão, Lichia, Mirtilo, Repolho Roxo e Uva Roxa.


Características
Contém niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também Vitamina C. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas.

VERDES

Alimentos
Abacate, Abobrinha Verde, Acelga, Almeirão, Alface, Azeitona Verde, Brócolis, Cebolinha, Coentro, Couve, Couve Chinesa, Couve de Bruxelas, Chuchu, Ervilha, Jiló, Kiwi, Limão, Maxixe, Mostarda, Pepino, Pimentão Verde, Quiabo, Repolho, Salsa, Uva Verde e Vagem.


Características
Ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.

BRANCOS

Alimentos
Aipim, Aipo, Alho-Poró, Atemoia, Aspargo, Banana, Batata Baroa Branca, Cará, Cebola, Cogumelo, Couve-Flor, Endívia, Graviola, Inhame, Mangostin, Nabo, Pêra e Pinha.

Características
Nos alimentos de cor Branca encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação. 

Para saber mais visite o site: http://www.5aodia.com.br/ 

21/01/2016

Atividades 2016-1

Olá galera,


O PETNUT está cheio de novidades para este ano! Algumas atividades deste semestre:

Seleção PETNUT 2016                                      











Minicurso Lattes








III Simpósio PETNUT


                                   










Apoio Acadêmico     
        





                                                          



Recicla Nutri












E ao longo do semestre, traremos mais informações.

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados