23/03/2016

InterPET 2016

Semana que vem, no dia 02 de Abril, acontecerá o InterPET 2016, no Auditório da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC). 
Esse evento está sendo organizado pelo PET Nutrição em parceria com outros grupos PET da UFG e contará com a participação de grupos PET da UFG, IFG e UEG. 

Para maiores informações acesse o site: http://petnutufg.wix.com/interpet2016

As inscrições e pagamento poderão ser feitos até o dia 26 de Março.


21/03/2016

Processo Seletivo PET NUT 2016!

Olá pessoal!!!
A Seleção do PET NUT está chegando e aqui estão algumas informações importantes para participar do processo seletivo:

  • Leia o Edital Nº 001/2016. Lá você vai encontrar todas as informações necessárias;
  • O período de inscrições é de 04 a 08 de Abril e serão feitas na sala do PET; 
  • Para fazer sua inscrição você precisa levar todos os documentos necessários (REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO, EXTRATO ACADÊMICO ATUALIZADO,  COMPROVANTE DE MATRÍCULA ATUALIZADO, AS 3 DECLARAÇÕES*).

Se tiver alguma dúvida, mande e-mail para petnutufg@gmail.com



*Anexos





ATENÇÃO!

Para saber mais sobre o PET NUT, além de visitar a nossa sala, você pode ler documentos como o Manual de Orientações Básicas (MOB) e as Portarias 343 e 976 disponíveis na aba Links úteis, à direita.

09/03/2016

O FIM DE UMA ERA PUBLICITÁRIA? TOMARA!

As propagandas de refrigerantes e outras bebidas com alto valor calórico voltadas para o público infantil estão com os dias contados. As indústrias do setor foram orientadas pela Associação Brasileira de Refrigerantes e de Bebidas não alcoólicas  (ABIR) a suspender a veiculação da publicidade para crianças menores de 12 anos. Entre os produtos que deixarão de ter publicidade infantil, estão os refrigerantes e os sucos artificiais. A ABIR reúne as maiores empresas do setor de bebidas, como Coca-Cola, Pepsi, Ambev, Brasil Kirin e Danone.
Antes disso, a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em novembro do ano passado, em Brasília, aprovou diversas deliberações sobre a publicidade infantil de alimentos. A regulamentação do setor – especificamente sobre a propaganda para crianças – já foi objeto de discussões nas cinco conferências nacionais realizadas e tem sido tema constante de recomendações e exposições de motivos elaboradas pelo Consea.
Algumas propagandas direcionadas a esse público se propõem a ser educativas ou culturais, só que na verdade são utilizadas como estratégias comerciais para apresentar as marcas e produtos às crianças e fidelizá-las desde muito cedo. As estratégias publicitárias anunciam produtos alimentícios ultraprocessados, produzidos pela indústria alimentícia, que contêm alto teor de sódio, gordura, açúcares, conservantes, baixo valor nutricional, e não deveriam ser consumidos como substitutos dos alimentos in-natura ou minimamente processados.
            É importante observar também que as crianças são amplamente influenciadas por este tipo de mídia, o que faz com que seja realmente necessário o cumprimento das recomendações feitas pela ABIR com relação a bebidas industrializadas ultraprocesssadas, podendo ser esta recomendação estendida aos outros gêneros alimentícios direcionados às crianças. Tal atitude há muito já deveria ter sido tomada tendo em vista os documentos pré-existentes que norteiam as ações das empresas neste âmbito e sua corresponsabilidade mediante a sociedade.

04/03/2016

Vivendo e aprendendo com o SUS: VER-SUS/BRASIL

O Programa Vivência e Estágios na Realidade de Sistema Único de Saúde (VER-SUS) tem como proposta oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar e debater acerca da realidade do SUS, por meio de práticas inovadoras de educação na área da saúde.

O Projeto VER-SUS foi idealizado pelo movimento estudantil e concretizado pela parceria com o Ministério da Saúde após uma experiência piloto no Estado do Rio Grande do Sul, sendo posteriormente ampliada para outros estados brasileiros. A partir desta vivência, é possível obter uma visão ampliada do conceito de saúde, aprofundar em discussões sobre trabalho em equipe, gestão, atenção à saúde, educação e controle social.

O VER-SUS aborda temáticas como:

- Educação Permanente em Saúde;
- Quadrilátero da formação;
- Aprendizagem significativa;
- Interdisciplinaridade;
- Redes de Atenção à Saúde;
- Reforma política;
- Discussão de gêneros;
- Movimentos sociais, entre outras questões relacionadas à saúde e ao SUS.

O VER-SUS/BRASIL proporciona ao estudante um período aproximado de 15 dias (varia entre as regiões) de vivência multiprofissional, com a participação de estudantes de graduação, residentes, técnicos e movimentos sociais. Trata-se da interação dos estudantes entre si, com gestores, trabalhadores da saúde, usuários e Instituições de Ensino Superior. A partir de seminários e oficinas didático-pedagógicas, são planejadas atividades teórico-práticas sobre aspectos da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde e no campo. Os participantes recebem hospedagem, alimentação, transporte e material didático dentro do Sistema Municipal de Saúde.
Participar do VER-SUS é uma experiência única na formação profissional. É de extrema importância para o desenvolvimento da praxis no seu sentido pedagógico, indo de encontro com as construções e desconstruções pessoais de cada vivente. 
Aconteceu do dia 18 de fevereiro ao dia 28 de fevereiro na cidade de Aparecida de de Goiânia e Goiânia mais uma edição do VER-SUS Goiás. Esse momento reuniu 48 viventes e 12 facilitadores que doaram suas energias de forma horizontal para a construção de momentos únicos. O encontro da realidade acadêmica com a tão pouca difundida educação popular em saúde foi o ponto alto do estágio. Com todas as trocas de saberes e realidades, a formação diferenciada acontece de forma fluida e positiva. Vários foram os temas abordados. Porém, o assunto mais difundido foram os modelos de gestão (organizações sociais - OS) que tanto prenderam a atenção principalmente daqueles que emergiam de fora do estado. Vários outros temas foram puxados para a grande roda que se formava em todas as noites.



A partir de experiências relatadas por participantes, é possível afirmar que o VER-SUS pode contribuir amplamente para o aprimoramento individual nos diversos aspectos inerentes à saúde e ao SUS. Com uma formação que difere do modelo tecnicista e biologicista hegemônico.


Conheça mais sobre o VER-SUS em:


Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados