31/08/2016

XI Passeio Ciclístico da Família

O XI Passeio Ciclístico da Família é um evento promovido pelos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal, Radical Cicloboy e Grupo Ciclístico GirAtivo, sendo este o maior evento da região norte. Ocorrerá no dia 18 de setembro de 2016 às 08h (Concentração) / 09h (partida) na Área verde entre as Ruas R24 e R27 no Conjunto Itatiaia II. 
            Para participar do Passeio Ciclístico da Família é muito fácil, a inscrição é realizada a partir da doação de 1 kg de alimento não perecível no local do evento ou por meio das inscrições antecipadas na Radical Cicloboy (Avenida Bandeirantes Q25 LT 38, Conjunto Itatiaia II). Os alimentos recebidos são destinados à comunidade carente da região.
            O evento oferece aferição da pressão arterial, testes rápidos de HIV, hepatite, entre outros. O PET Nutrição estará desenvolvendo atividades de Educação Nutricional, além da distribuição de frutas para todos os participantes.



Faça sua inscrição e participe deste evento, pois assim você irá contribuir com a comunidade, desfrutar de várias atividades e concorrer ao sorteio de bicicletas e brindes.

24/08/2016

Fique por dentro da última ação realizada pelo PET NUT!

Dando continuidade às atividades da horta, parceria entre os grupos PET Nutrição e PET Geografia, foi realizada na ultima quarta feira (17/08) uma ação para as crianças da Escola Municipal Professor Aristóclidis Teixeira, com a faixa etária de 9 a 11 anos . A ação realizada teve como tema uma pirâmide alimentar, na qual os alunos eram responsáveis por completa-la com imagens de alimentos.
A ação foi realizada em seis salas de aulas, com uma média de 30 alunos cada, de forma que o grupo foi dividido em seis duplas. Primeiramente, cada dupla explicou a atividade para os alunos e fez uma breve introdução a respeito da pirâmide alimentar e qual a sua importância. Depois, a sala foi dividida em quatro grupos e cada grupo recebia uma pirâmide vazia e a preenchia com os alimentos recebidos. Após os alunos preencherem as pirâmides, foram tiradas fotos para que posteriormente o grupo possa avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. Depois desse momento, a dupla de petianos presentes na sala explicou quais alimentos compunham a pirâmide, qual era a importância deles e a quantidade de porções que deveriam ser consumidas diariamente. Após a explicação, os alunos fizeram a correção da pirâmide realizada anteriormente, utilizando os conhecimentos transmitidos.
A avaliação da atividade foi feita por Escala Hedônica, onde os petianos responsáveis pela sala perguntavam aos alunos se eles gostaram da atividade através de três itens: ruim, bom e excelente.
Essa atividade foi acompanhada também da equipe da TV UFG, que gravou algumas imagens da realização da ação. O resultado poderá ser visto no vídeo institucional da Faculdade de Nutrição da UFG, que estará disponível em breve.


15/08/2016

Anemia

    A anemia é um quadro clínico em que o indivíduo apresenta baixa concentração de hemoglobina no sangue, estando abaixo dos limites mínimos. A deficiência de ferro caracteriza a anemia ferropriva.
    No Brasil 50% da prevalência de anemia ocorre em crianças menores de 5 anos, sendo 24,1% crianças menores de 2 anos. Diversos estudos realizados no País apontam que a mediana da prevalência de anemia em crianças menores de cinco anos é de 50%, chegando a 52% naquelas que frequentavam escolas/creches e 60,2% nas que frequentavam Unidades Básicas de Saúde.

Os grupos de risco mais suscetíveis para a ocorrência da anemia são:

  
O ferro participa da síntese de células vermelhas do sangue (eritrócitos) e atua no transporte de oxigênio no organismo. Pode ser encontrado nos alimentos em duas formas:

  • Ferro não-heme:  




  • Ferro heme:

Entre as estratégias para prevenção de carências de micronutrientes no Brasil, tem-se:
  • Promoção da alimentação adequada e saudável, estimulando o aumento do consumo de alimentos fontes de ferro.
  • Fortificação de farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico.
  • Suplementação preventiva: Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF)          
(O  PNSF consiste na suplementação medicamentosa de ferro para crianças de 6  a 18 meses de idade, gestantes a partir da 20° semana e mulheres até o 3° mês pós-parto.)


Consequências da anemia ferropriva:
  • Comprometimento do sistema imune;
  • Aumento do risco de doenças e mortalidade perinatal para mães e recém-nascidos;
  • Aumento da mortalidade materna e infantil;
  • Diminuição da capacidade de aprendizagem em crianças escolares e menor produtividade em adultos;

Risco de parto prematuro:
  • Retardo do desenvolvimento mental, motor e emocional.

Fatores de risco à anemia:
  • Alimentação inadequada
  • Parasitoses
  • Ausência de aleitamento materno na primeira hora de vida.
Desse modo é relevante a prevenção e controle da anemia por deficiência de ferro, tendo por base a alimentação adequada e saudável, a fortificação de alimentos e a suplementação de ferro



Referência

09/08/2016

Dia nacional do combate ao colesterol!


       No Brasil, um dos maiores desafios, para saúde é o controle dos níveis elevados de colesterol já que as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no mundo, vitimando mais de 17 milhões de pessoas por ano, número que deve crescer para quase 24 milhões até 2030, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O elevado nível de colesterol já é responsável por mais de 2,5 milhões de mortes no mundo. Já é senso comum a importância de se controlar o colesterol como uma relevante forma de reduzir os riscos de doenças do coração e ataques cardíacos.


     O dia nacional do combate ao colesterol é comemorado no dia 08 de agostoE ele recebeu um dia especialmente para ele, pelo simples fato de quando elevado ser considerado a principal causa de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame) isquêmico. Ou seja, por causa de duas doenças cerebrovasculares, que são consideradas as que mais matam no Brasil e no mundo.


            

     O colesterol é uma substância gordurosa produzida naturalmente pelo corpo humano, com a função de manter as células funcionando adequadamente. O colesterol “bom”, HDL, retira o excesso de colesterol das artérias, impede seu depósito e reduz a formação de placa de gordura. Porém, o chamado colesterol “ruim”, LDL, pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento.

    É importante levar em consideração os seguintes fatores de risco para manter uma vida saudável, e principalmente quando se tem um colesterol alterado, para não agravar outras complicações, como por exemplo:

  •          Os alimentos mais pesados e ricos em gordura insaturada.
  •          O sedentarismo.
  •          Tabagismo e álcool.
  •          Obesidade e o fator emocional (estresse).



       Mas afinal, como reduzir o colesterol e se manter saudável?
Para evitar os itens citados acima, deve-se incluir no dia-a-dia:

  •    Atividade física regular (ao menos três vezes durante a semana). Pois ajuda a reduzir o colesterol ruim, o LDL. 
  •  Que se tenha uma boa alimentação, e para isso vai ser necessário reduzir a ingestão de gorduras, sal e açúcar, pois eles são considerados os principais fatores das doenças cardiovasculares, principalmente nos jovens. 
  •  Que se faça ao menos um exame para medir o nível de colesterol, por ano.  Pode-se iniciar essa caminhada a partir dos dez anos de idade, e se ter maior atenção a partir dos 30, ainda mais se tiver antecedentes da doença na família.


04/08/2016

Semana Mundial da Amamentação 2016


A Semana Mundial do Aleitamento Materno é celebrada todos os anos do 1° ao 7° dia de agosto, com o objetivo de estimular a amamentação exclusiva até os seis meses e de forma complementar até os dois anos de idade, e como consequência melhorando a saúde das crianças.
Este ano o tema é: “Aleitamento Materno: Presente Saudável, Futuro Sustentável”, e tem como foco chamar a atenção dos países e das mídias para aumentar a  visibilidade da amamentação. Assim, algumas organizações estão elaborando e executando campanhas para incentivar o aleitamento materno.
Na perspectiva de que muitas mulheres não ficam confortáveis para amamentar em público devido à rejeição que surge com frequência quando o fazem, uma dessas campanhas, elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pretende que as as mães sintam o apoio social necessário para se sentirem à vontade ao amamentar quando solicitado pelo seu bebê onde quer que estejam, em casa ou em público.
Segundo a OMS, o leite materno é o mais seguro, adequado e propicia a melhor proteção para um bebê, pois contêm anticorpos que ajudam a proteger o recém-nascido de doenças comuns na infância. De acordo com a Unicef,  bebês que não recebem o leite materno têm probabilidade sete vezes maior de morrerem de infecções do que aqueles que foram amamentados, e na vida adulta aqueles que foram amamentados têm menor chance de desenvolver obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.
Os benefícios do aleitamento materno não são só para as crianças. De acordo com a OMS, mulheres que amamentam são menos propensas a desenvolver câncer de mama e ovário.
Desta forma, é extremamente necessário transmite uma mensagem clara e convincente às famílias, à comunidade e à sociedade de que o aleitamento materno é um processo natural que contribui para o desenvolvimento saudável do bebê, além de construir um vínculo entre mãe e filho. Assim, a amamentação deve ser entendido e aceito como um comportamento normativo da mulher moderna.

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados