31/03/2017

Oficina: Por trás dos rótulos - INTERPET 2017


   Nos dias 24 e 25 de março, na semana passada, foi realizado o INTERPET 2017 em Goiânia, que contou com a participação de vários PETs da UFG, incluindo o PETNUT. Oferecemos aos petianos de outros cursos a oficina ''Por Trás dos Rótulos'', que objetivou instruir os participantes a respeito da importância de ler os rótulos dos alimentos e o que cada compartimento do rótulo significa, além de apresentar a quantidade de açúcar, óleo e sal presente em alguns alimentos industrializados muito consumidos pela população a fim de conscientizá-los sobre o que estamos ingerindo. 
Utilizamos a roda de conversa como metodologia para inteirar a aproximar os petianos presentes. Inicialmente, tivemos um breve diálogo sobre alimentos processados, para introduzir o assunto, e passamos dois vídeos relacionados ao tema. Em seguida, apresentamos alguns alimentos em slide como salgadinhos, achocolatados, bolachas recheadas, sanduíche, refrigerantes, entre outros alimentos que fazem parte do hábito alimentar de muitas pessoas, e pedimos para que tentassem adivinhar a quantidade de açúcar, óleo e sódio presente no alimento para depois mostrarmos a quantidade real presente. Os participantes da oficina apresentaram surpresa ao descobrirem a quantidade dessas substâncias presentes nos alimentos e comentaram ter dificuldade em ler rótulos por não entendê-los.   
Além disso, também conversamos a respeito das dúvidas levantadas pelos participantes, que demonstraram bastante curiosos e interessados pelo assunto. Surgiram dúvidas como ''qual referência seguir para saber se uma quantidade de um componente no alimento está boa ou não?'', ''os adoçantes fazem mal? qual utilizar?'', dentre outras também pertinentes.  
A oficina teve uma duração de duas horas. Tanto os participantes quanto os petianos do PETNUT dialogaram bastante durante toda a oficina a respeito de suas próprias experiências com a alimentação. 
Nós, do PETNUT, buscamos explorar ao máximo a fala dos participantes a fim de entretê-los no assunto e permitir que compartilhassem conosco suas dúvidas, experiências e informações. Como resultado, tivemos uma experiência muito enriquecedora, pois fizeram parte da nossa oficina pessoas com vivências, estilos de vida e hábitos alimentares muito diferentes entre si, trazendo dúvidas mas também opiniões diversas.




Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados