19/05/2017

19 de maio: Dia Mundial de Doação do Leite Humano

"A iniciativa simboliza a união de esforços para a salvaguarda da vida de milhões de crianças em todo o mundo. O objetivo é conscientizar a sociedade para o ato da doação de leite humano."

Dia 19 de maio é comemorado o "Dia Mundial de Doação do Leite Materno", o qual salvaguarda a vida de milhões de crianças em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, 2,3 milhões de mulheres foram auxiliadas pelos Bancos de Leite Humano em 2016. 
para o leite ser doado, existem algumas exigências:
*O leite doado aos Bancos de Leite Humano e postos de coleta passa por um rigoroso processo de seleção, classificação e pasteurização até que esteja pronto para ser distribuído com qualidade certificada a bebês internados em unidades de terapia intensiva neonatais (UTINs). 
*Todas as mulheres em fase de amamentação e que produzam um volume de leite que excede a necessidade de seu filho podem doar. 
*As lactantes também devem ser saudáveis e não podem fazer uso de medicamentos que impeçam a doação. 
*Diferente da doação de sangue que necessita de coleta presencial, a doação de leite humano pode ser feita em casa e aos poucos, conforme orientações de higienização e armazenamento adequados.
Como maior Banco de Leite Humano do mundo, o Brasil se torna, portanto, exemplo em tecnologia para redução da mortalidade infantil e erradicação da desnutrição neonatal.



Para auxiliar nesse processo de doação de leite materno, está sendo realizada uma campanha de recolhimento de frascos de vidro("Doe Vidros, Doe Vida..."), os quais serão utilizados para o armazenamento de leite humano doado.
*Pontos de coleta: Hospital e Maternidade Dona Íris
                              PET NUT Faculdade de Nutrição/UFG
*Exemplos de frasco: café solúvel, geléias, palmito, azeitona, milho, etc.






Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados