11/10/2017

Outubro Rosa

OUTUBRO ROSA




Iniciaremos o mês falando sobre uma das mais importantes e difundidas campanhas: o “outubro rosa”, que tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, lembrar as mulheres da importância do acompanhamento médico e da realização do exame de mamografia, objetivando a prevenção e o diagnóstico precoce, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo, assim, para a redução da mortalidade. 


Tal movimento teve início na década de 1990, em Nova Iorque, onde foi realizada a primeira Corrida Pela Cura, a fim de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Outros eventos marcantes aconteceram ao longo dos anos, tais como desfiles de modas, partidas de boliche e corridas, além da iluminação de monumentos famosos como a Torre Eiffel,Coliseu, Torre de Piza e vários outros como o Cristo Redentor no Brasil. 

Você sabia?                       



  1. Que o câncer de mama, seguindo uma tendência mundial, é o mais incidente em mulheres, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma, representando 25% do total de casos de câncer no mundo, em 2012. E é a quinta causa de morte por câncer em geral e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres (3). 
  2. Que o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. A possibilidade de cura existe quando o diagnóstico dessa doença é realizado precocemente. Porém, MACHADO et al. (2017) apontam que no Brasil os dados de mortalidade são elevados, pois há uma descoberta do câncer de mama tardiamente. Implicados com esta realidade estão as dificuldades de acesso aos serviços de saúde, carência de serviços oncológicos fora das grandes capitais, falhas nos processos de capacitação oncológica para os profissionais, descontinuidade no acesso desde os serviços da atenção básica aos serviços especializados e dificuldades de gestores estaduais e municipais em organizarem os fluxos assistenciais. 
  3. Que o câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são: fatores ambientais (como obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas e exposição frequente à radiações ionizantes), fatores da história reprodutiva e hormonal (como a primeira menstruação antes de 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, menopausa após os 55 anos, uso de contraceptivos hormonais) e fatores genéticos e hereditários (como história familiar de câncer de ovário, casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos e história familiar de câncer de mama em homens, sendo a mulher que possuir um ou mais desses fatores genéticos/hereditários considerada com risco elevado para desenvolver câncer de mama). (2) 
  4. Que o câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença. Homens também podem ter câncer de mama, mas somente 1% do total de casos é diagnosticado em homens. (2) 
  5. Que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. (2) 
  6. Que o câncer de mama pode ser detectado de forma simples e prática pela própria pessoa através do auto-exame, que inclusive está dentre as três estratégias principais para a detecção precoce da doença. Os demais são: exame clínico anual dos seios e mamografia. (2) 


Para auxiliar na campanha “Outubro Rosa” , segue o passo a passo para a realização do autoexame e algumas alterações na mama que irão contribuir para o diagnóstico da doença. Porém, vale ressaltar que caso você se identifique com algumas dessas características, procure já um especialista!
Passo a passo para o autoexame:
outubro rosa 3.jpg

CURIOSIDADE :

Não há diferenças para o rastreamento de câncer de mama em mulheres com silicone, ou seja: elas devem fazer “a mamografia e o exame clínico das mamas (ECM), que são os métodos preconizados para o rastreamento na rotina da atenção integral à saúde da mulher no Brasil ” (2)

Principais características do câncer de mama:
outubro rosa 5.jpg

Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos para que mais pessoas se informem sobre a Campanha OUTUBRO ROSA. E até mais ! 

Referências :
(1). Auto exame das mamas. Disponível em : http://saude.consultaclick.com.br
(3). MACHADO, Maria Xavier et al. Significados do câncer de mama para mulheres no contexto do tratamento quimioterápico.Revista Saúde Coletiva. Bahia, vol. 27, n.3, 2017.   

(4). Principais sintomas do câncer de mama. Disponível em : quenemmocinha.com

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados