10/11/2017

#ChegaDeAgrotóxicos

Os agrotóxicos são produtos de origem química, biológica ou física que são utilizados para exterminar pragas ou doenças que ataquem as culturas agrícolas. Eles podem ser denominados pesticidas, fungicidas ou herbicidas, dependendo da sua atuação. Sua utilização é comum nos setores de produção, nas pastagens e em ambientes urbanos, hídricos e industriais. Podem ser encontrados em verduras, legumes, frutas e grãos, e até mesmo em leite, carnes e ovos. Todavia, seu uso é dispensado, como vemos nos modelos agroecológicos que possuem uma produção eficaz sem a utilização desses produtos químicos.


Atualmente a utilização de agrotóxicos pela agropecuária tem sido muito intensa. Os órgãos de saúde se preocupam com a utilização deste químico, pois podem trazer risco à segurança alimentar e nutricional. Eles podem causar diversos problemas de saúde em decorrência da exposição a longo prazo, como o câncer. Além disso, a utilização de agrotóxicos contaminam os cursos de água, reservatórios hídricos e o solo. Em março deste ano a ONU afirmou que os agrotóxicos são responsáveis por 200 mil mortes por intoxicação aguda a cada ano, e que mais de 90% das mortes ocorreram em países em desenvolvimento, pois os órgãos de regulamentação de saúde e meio ambiente ainda se mostram vulneráveis.

Com o intuito de combater o uso exagerado dos agrotóxicos e promover a redução dos níveis aplicados, em 2016, surgiu o Projeto de Lei 6670/2016 que foi nomeado de Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pnara) visando a redução contínua do uso dos agrotóxicos e a divulgação de insumos naturais de origem biológicas para colaborar com a sustentabilidade do planeta e promoção de uma alimentação mais saudável.

Você pode contribuir com essa luta e apoiar a aprovação da Pnara!!! É só assinar a petição online através do link:http://www.chegadeagrotoxicos.org.br.

#ChegaDeAgrotóxicos
Referências
http://www.chegadeagrotoxicos.org.br - para assinar a petição


Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados