24/04/2012

Quem são os donos do cardápio infantil?

          Atraídas por propagandas fascinantes que prometem um mundo de sonhos em um pacote de salgadinhos ou um pirulito, por brindes-brinquedos e pelas intermináveis coleções, as crianças se tornaram as principais vítimas desses alimentos e passaram a influenciar nas compras de toda a família. Múltiplos fatores podem causar a pressão alta mais comum - também chamada de hipertensão arterial essencial - mas os principais são a combinação de obesidade e ingestão de quantidades excessivas de sal na alimentação. A pressão alta não é um probleminha qualquer. É fator de risco importante para infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (os derrames cerebrais), entre tantas outras consequências. E o resultado da obesidade iniciada na infância é o aparecimento de hipertensão arterial em crianças e adolescentes, de diabetes melito, doenças vasculares como infarto do miocárdio, tromboses, derrames cerebrais e todas as suas complicações.                                  
              Bem, mas não é de hoje que o sal está presente na alimentação humana. Então, por que agora estaria prejudicando também as crianças? O problema não é exatamente o sal, mas sim o sódio presente nele e é esse último que causa o aumento da pressão. É aí que entram os alimentos industrializados ou altamente processados. Há muita diferença na quantidade de sal (cloreto de sódio) colocado numa refeição cotidiana preparada em casa e os tais produtos industrializados. Nestes, o sódio está presente, além do sal, na estrutura dos conservantes e aromatizantes, usados para aumentar o período de validade ou para realçar o sabor, resultando em quantidades exageradamente grandes de sódio. 
            Estudos que vem sendo amplamente divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que o brasileiro está ingerindo mais que o dobro de sal da quantidade diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 5 gramas. O brasileiro, em média, está consumindo 12 gramas ao dia.Sabemos que a formação do hábito alimentar se dá desde a gestação até cerca de dois anos de idade. E uma vez consolidado o padrão de gosto, fica difícil mudar. A isso, é preciso associar o padrão de uma infância sedentária em frente à televisão, computador e vídeo games. O resultado tem sido a obesidade. Dados do IBGE mostram que o excesso de peso e a obesidade são encontrados com grande frequência, aos cinco anos de idade, em todos os grupos de renda e em todas as regiões brasileiras.















Fonte: Redenutri

12/04/2012

Pelos nossos direitos...

O Programa de Educação Tutorial do curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (PET- NUT/UFG) é um dos 400 grupos espalhados pelo Brasil que fazem parte do Programa de Educação Tutorial (PET). A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) é responsável pelo programa que tem por objetivo formar alunos com experiência na tríade pesquisa- ensino- extensão e educação tutorial , além, de contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação. Os membros do grupo PET são orientados por um professor tutor e recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.
           O PET-NUT/UFG propicia ao aluno de graduação em nutrição vivenciar experiências não presentes na grade curricular do curso, possibilita efetiva articulação entre teoria e prática e interação docente-assistencial. O PET-NUT tem como propósito garantir aos seus integrantes a responsabilidade acadêmica e social, além do incentivo ao aprendizado teórico-prático capaz de encaminhar ao saber totalizador do ensino-pesquisa-extensão.
       Considerando a amplitude na formação acadêmica deste grupo, foi com estranheza que verificamos no Edital para seleção de alunos para o Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde/FANUT/UFG uma diferenciação na valorização da titulação de alunos com iniciação científica daqueles que tiveram a formação complementada no Grupo PET-NUT UFG.
        Assim, o Grupo PET-NUT organizou-se para elaboração da Carta, e, juntamente com as petianas egressas, com a tutora do grupo e professores colaboradores, solicitar por meio desta, a adequação dos editais de seleção para os novos alunos, no que se refere ao Programa de Educação Tutorial.

         A Carta completa encontra-se no link que segue: Carta PET NUT - Pós Graduação 

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