31/08/2015

LORENA CHARIFE RODRIGUES

Depois de um ano de muito aprendizado no grupo, chegou a hora de dar tchau a mais uma petiana. Parabéns por esta etapa cumprida no PET NUT e parabéns pelas conquistas que hoje e sempre terá no seu caminho.

Lorena, sabemos o quanto aprendeu e cresceu com o grupo, da mesma forma, aprendemos e crescemos com você. O tempo que convivemos foi enriquecedor para todos e por isso temos certeza do seu sucesso.

Então, siga seu caminho que será repleto de alegrias e mais conquistas mas lembre-se, estaremos aqui sempre, para te apoiar no que for preciso. Conte com o grupo PET pro que der e vier. Afinal, uma vez petiana, sempre petiana!



26/08/2015

Exposição à luz solar com seus riscos e benefícios à saúde humana

Os benefícios e efeitos nocivos da exposição humana à radiação solar ultravioleta (UV-R) são temas que despertam grande interesse não só entre os médicos e cientistas, mas também da mídia e da população em geral. Um estudo sobre a exposição a luz solar e seus malefícios ao homem publicado pelos Anais Brasileiros de Dermatologia em junho deste ano, procurou contornar a falta de conhecimento científico sobre o UV-R no Brasil e América do Sul, tendo em vista a necessidade de informações mais detalhadas sobre o assunto.

Desta forma a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) publicou recentemente o Consenso Brasileiro de Fotoproteção com base em estudos realizados localmente, apresentando como objetivo o fornecimento de informações educacionais detalhadas sobre as principais propriedades e características do UV-R.

A exposição excessiva a radiação solar é responsável por várias doenças oculares, como a catarata, doenças de pele, queimaduras solares, envelhecimento precoce e câncer de pele não melanoma. Há, contudo, benefícios físicos e psicológicos para os seres humanos, principalmente relacionados à síntese de vitamina D e prevenção de doenças como osteoporose, diabetes tipo I, alguns tipos de câncer e doenças autoimune.


ATENÇÃO!

Segue algumas medidas fotoprotetoras da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

- não é recomendada a exposição solar durante o período entre 10 e 14 horas (até às 16 horas na região Centro-Oeste)

- uso de óculos de sol é recomendado, sendo aqueles que promovam acima de 99% de absorção de todo o espectro UV-R

- uso de roupas e chapéus ou bonés são medidas eficientes

- uso de protetores solares com Fator de Proteção Solar (FPS) de mínimo de 30 e com proteção UVA (Radiação Ultravioleta A – outro tipo de radiação solar). Produtos com FPS mais altos são para situações especificas como em pacientes com maior sensibilidade ao sol, antecedentes pessoais com câncer de pele, pacientes em tratamento de fotodermatose, e pacientes expostos a maior quantidade de radiação solar


- a primeira aplicação do protetor solar deve ser feita pelo menos 15 minutos antes da exposição

- para aplicação no rosto, cabeça e pescoço, pode-se usar a medida de 1 colher de chá para as três regiões. Reaplicação a cada 2 horas ou após longos períodos de imersão

- o uso correto, a seleção e a orientação do protetor solar, sempre que possível, deve ser feita pelo dermatologista.



FONTE:





18/08/2015

Comeu e passou mal? Cuidado!!! Veja aqui o que pode ser!

 

Doenças Transmitidas por Alimentos e cuidados para evitá-las

Indisposição, vômitos, dores de barriga, diarreia ou até mesmo febre... Cuidado! Pode ser uma Doença Transmitida por Alimento (DTA), cujos sintomas podem demorar horas ou dias para aparecerem depois de ingerir algum alimento contaminado. Conforme o Ministério da Saúde, existem mais de 250 tipos de DTAs, causadas por bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas, toxinas naturais ou produtos químicos prejudiciais.
As DTAs podem levar a surtos alimentares, em que duas ou mais pessoas apresentam os mesmos sintomas depois de consumirem alimentos contaminados. Os dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) , da Secretaria de Vigilância em Saúde, revelam que a maioria dos surtos alimentares dos anos de 2000 a 2014 ocorreram em residências, restaurantes e padarias. Diante disso, é importante que tomemos alguns cuidados no preparo e na conservação dos alimentos!

O Ministério da Saúde verificou a seguinte distribuição dos surtos de DTA por locais de ocorrência:
Local de ocorrência
Nº Surtos
%
Residências
2069
45,2
Restaurantes
903
19,7
Escolas
489
10,7
Refeitórios
338
7,4
Festas
263
5,8
Unidades de Saúde
75
1,6
Ambulantes
23
0,5
Outros
417
9,1


Confiram os 5 Pontos-Chave Para Uma Alimentação Segura que a Anvisa disponibilizou:


5 Pontos-Chave Para Uma Alimentação Segura

  1. Mantenha a higiene

Lave as mãos com água e sabão; troque esponjas, panos de pia e de prato com frequência; procure sempre manter as superfícies que entram em contato com os alimentos (bancadas, pias, tábuas, etc) em bom estado de conservação, sem rachaduras, trincas e outros defeitos que favoreçam o acúmulo de líquido e sujidades, onde proliferam os microrganismos.

  1. Separe os alimentos crus dos cozidos

Use utensílios separados para a preparação de alimentos que serão servidos crus e cozidos, pois pode haver contaminação cruzada, ou seja, contaminação de alimentos crus para alimentos prontos para consumo. Isso pode acontecer por meio de mãos dos manipuladores ou pelo uso de utensílios (facas, tábuas de corte, etc.) sujos.

  1. Cozinhe muito bem os alimentos

Segundo os dados do Ministério da Saúde, os ovos crus e mal cozidos e as carnes vermelhas são responsáveis por 34,5% dos surtos de DTA que ocorrem no Brasil.

  1. Mantenha os alimentos em temperaturas seguras

Mantenha a geladeira, congelador e o freezer nas temperaturas adequadas. Evite deixar a geladeira muito cheia e as prateleiras não devem ser cobertas.
Armazene adequadamente os alimentos na geladeira: prateleiras superiores para alimentos prontos para consumo, prateleiras do meio para produtos pré-preparados e prateleiras inferiores para alimentos crus.
Nunca utilize alimentos após a data de validade e não descongele

  1. Use água tratada e ingredientes seguros

Certifique-se da qualidade dos alimentos adquiridos nos estabelecimentos comerciais ou supermercados.
A água utilizada para a preparação de alimentos deve ser tratada ou de abastecimento público.



Fontes: 

13/08/2015

BRASIL, PAÍS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Após a saída do Mapa da Fome em 2014, o país enfrenta novos desafios, como a qualidade da alimentação e o combate ao sobrepeso/obesidade. Segundo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, o Brasil avançou muito nos últimos anos e hoje é referência mundial em políticas de segurança alimentar e nutricional.

Sabendo que a agricultura familiar produz hoje muitos alimentos que estão na mesa dos brasileiros, pode-se afirmar que 70% destes são advindos da mesma. O pequeno agricultor ocupa hoje papel decisivo na cadeia produtiva que abastece o mercado brasileiro: mandioca (87%), feijão (70%), carne suína (59%), leite (58%), carne de aves (50%) e milho (46%) são os grupos de alimentos com forte presença da agricultura familiar na produção. 

Com melhores condições de crédito e a ampliação de mercado por meio de programas como o de aquisição de alimentos, a agricultura familiar segue estruturada e com investimentos crescentes. Neste cenário, o Plano Safra 2015/2016 da agricultura familiar terá investimento recorde de R$ 28,9 bilhões pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), sendo este valor 20% maior que na safra anterior (2002/2003).

Os avanços na segurança alimentar e na oferta de alimentos saudáveis, podem ser capazes de combater o sobrepeso vigente no país, atingindo na atualidade 52% da população, além de fortalecer a agricultura familiar que aliada à execução de programas de inclusão social, como o Bolsa Família e o Pronatec Rural, contribuiu para que o Brasil fosse retirado do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). 

Recentemente, a ONU apresentou um relatório no qual afirma que o Brasil pode se tornar o principal exportador de alimentos do mundo na próxima década. O documento destaca o papel fundamental da agricultura familiar na produção de alimentos e elogia as políticas públicas do governo federal para o setor. 




06/08/2015

XX ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET

O Encontro Nacional dos Grupos PET - ENAPET é a reunião anual dos grupos do Programa de Educação Tutorial – PET, a qual tem como objetivo principal refletir e discutir sobre temas relevantes à manutenção e ao desenvolvimento do programa, assim como apresentar sua produção acadêmica.
O XX ENAPET ocorreu na cidade de Belém, Pará entre os dias  27 e 31 de julho de 2015. O tema central foi: “Educação tutorial : ser ou não ser, eis a questão!”.

Petianas representando o PET-NUT

Grupos PET - UFG






O grupo PET-NUT apresentou dois trabalhos acadêmicos neste evento! As petianas que representaram o grupo e tiveram a oportunidade de comparecer ao evento foram a Mariana Luiza e Vanessa Alves.

Relato de experiência apresentado sobre o " I Encontro Interativo de Diabéticos na UFG"

Relato de experiência apresentado sobre o "Conte sua receita"


04/08/2015

JÉSSIKA DAYANE PEREIRA SOARES

Ela que é uma pessoa genial, prestativa, e sempre dedicada ao PET-NUT, despede do grupo. O tempo que passou conosco não será esquecido! Tempo em que evoluiu muito como estudante, como petiana e acima de tudo como pessoa!
Jéssika, você fará muita falta, assim como sua experiência e sabedoria em auxiliar nós petianos. Porém, temos certeza que este passo que você está dando, será para adquirir novas experiências e conquistas. Sabemos que por onde você for, dará o seu melhor, assim como foi nestes seus dois anos de PET. Te desejamos muito sucesso em tudo que fizer.
E claro, uma vez petiana... sempre petiana!

Obrigada por tudo Jéssika!




Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados