15/09/2016

Setembro Amarelo

Você sabe o que é?

O setembro amarelo consiste em uma campanha que promove ações em todo o País para quebrar o tabu sobre o tema suicídio, na tentativa de diminuir a ocorrência de casos.
Apesar do Brasil apresentar uma baixa taxa quando comparado a nações como a Índia, que chega a apresentar 30 casos de suicídio para cada 100 mil habitantes, o suicídio é considerado um problema de saúde pública. A boa notícia é que, segundo a OMS, nove em cada dez casos podem ser prevenidos.
Neste sentido a campanha busca discutir o tema e ajudar na sua prevenção. Diversas associações se uniram a causa e desde 2014, promovem no Brasil o Setembro Amarelo. A ideia é reunir, durante um mês, eventos que abram espaço para debates e divulgação do tema. "A campanha é para conscientizar, falar sobre o suicídio. É possível prevenir quando falamos sobre o tema, porque é uma questão de atenção, de cuidado com as pessoas", explica Adriana Rizzo, voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV).
O mês foi escolhido porque no dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para entrar no clima desse mês e na luta ao combate do suicídio, monumentos em todo o mundo são iluminados com a cor amarela e diversas ações são realizadas, como passeios ciclísticos, caminhadas e abordagens em locais públicos.

FIQUE ATENTO!!!

Alguns comportamentos, como deixar de sair com os amigos, demonstrar tristeza por muito tempo ou ter alterações expressivas no humor podem indicar que pessoas próximas precisam de ajuda. "Chame para uma conversa, fale que você percebeu que alguma coisa está acontecendo. Em vez de ficar com receio, toque no assunto. Às vezes a pessoa só precisa falar o que está sentindo”. Aconselha, Adriana.
Outra forma de agir é indicar canais de ajuda, como o próprio Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio online no site http://www.cvv.org.br/, pelo telefone 141, via Skype (acesso pelo site), ou e-mail (mensagem enviada também pelo site). Em todos os canais, o atendimento é feito por voluntários treinados e a conversa é anônima, com sigilo completo sobre tudo que for dito.
Para acompanhar os eventos em todo o País, fique atento à página https://www.facebook.com/setembroamarelo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados